domingo, 21 de dezembro de 2008

devaneios de uma noite sem dormir

E aqui estou em mais uma noite em que não consigo dormir. Não percebo porquê, terei um disturbio do sono? Que noite mal escolhida para esta insónia, tenho mil e um pensamentos a saltar-me na cabeça e mil uma sensações/sentimentos a recolher no coração...saudade, impotência para ajudar, incompreensão, sei lá, tanta coisa.... não existe palavras suficientes para descrever.
Palavras.... palavra é algo tão simples mas tão complexo, tão cheia e tão vazia. Por vezes elas saem me da boca carregadas de sentimento e intensão, outra saem tão vazias que ate se ouve eco... Palavras é algo impotante para nos exprimir, ajudam ana comunicação mas tambem podem atrapalhar. Há palavras que gostava de ter dito, que deviam ter saido da minha boca na altura certa em vez de se terem escondido no meu pensar. No entanto existem tambem palavras que eu preferia que não tivessem sido proferidas, são palavras que magoaram e talvez ainda magoem.
E porque será que deixamos estas palavras serem proferidas, quando não é aquilo que queremos dizer, se não é aquilo que sentimos? Como por exemplo dizer adeus a uma pessoa quando queremos mesmo é ficar, queremos que essa pessoa nos peça para ficar, mas estamos lhe a dizer adeus e a dizer-lhe razões para não ficarmos. Enfim, complexidades do ser humano e das palavras.
Mas as paçavras serão assim tão complexas? Ou somo nos com a nossa complexidade tornamos-as complexas tambem? Há palavras tão cheias de significado e outras tão vazias, serão elas cheias porque estamos a proferi-las de forma a enchê-las com o nosso sentimento, ou porque elas têm significado por elas próprias, ou será ambas as coisas?
Se eu dizer "Amo-te!" tem significado. Mas será porque eu enchi a palavra com o meu sentimento, ou pelo valor que a humanidade pôs nesta palavras?

Enfim, palavras, tão precisas mas sub-estimadas.

São devaneios desta vagabunda em pensamentos, e com muito poucas horas de sono nos ultimos tempos....

Nenhum comentário: